Poderia ser mais um domingo qualquer, onde como de costume, milhões de brasileiros acordariam mais cedo para ver aquilo que muitos consideram uma besteira, mas, aquela manhã de domingo, no dia 01 de Maio de 1994, chegaria ao fim, a história de um homem que emocionou o país diversas vezes. Infelizmente não tive a oportunidade de ve-lo correr, mas tudo o que vejo e ouço falar, me faz ter certeza da grandeza que Ayrton Senna da Silva foi para o esporte e para o povo brasileiro.

O Grande Prêmio de San Marino nunca mais foi o mesmo, já que naquela temporada da Fórmula 1, há exatos 17 anos, o Autódromo Enzo e Dino Ferrari assustaria o mundo com diversos acidentes, dois deles fatais. Um deles deixando o Brasil mais triste. A última vez que os fãs do automobilismo tiveram a felicidade de ver esse Tri-Campeão correndo, foi quando ele entrou pela curva Tamburello, e perdeu o controle do carro, que se chocou com o muro, e levou a alma do nosso ídolo.

Até hoje, mesmo depois de tanto tempo, Ayrton é lembrado por muitos. São diversas as pessoas que se emocionam ao ouvir o Tema da Vitória, que acompanhou Senna nas 41 vezes em que ele chegou na frente de todos. Seu funeral contou com a presença da maioria dos pilotos daquela temporada, mas uma pessoa deixou de comparecer, foi o então presidente da FIA Max Mosley, que compareceu ao funeral do piloto Roland Ratzenberger, que também perdeu a vida naquele GP. O motivo: ele sentiu que alguém precisava também se despedir do austríaco. Isso só mostra como nosso brasileiro era querido no mundo do esporte.

Não foi só na sua morte, que Senna emocionou seus fãs. Dentre as diversas vitórias, os três títulos, todas as palavras, todos os atos, ele esteve em cenas realmente marcantes, como no Grande Prêmio do Brasil, onde ele, depois de uma corrida desgastante, levantou o troféu mesmo sem condições físicas.

Nunca mais se ouviu o ronco dos motores vindos da sua Willians. O ponteiro da velocidade que sempre estava a mais de 300 km/h, deixou de existir. Foi a zero. A felicidade de acordar para ve-lo correr, e de estufar o peito para dizer que temos um campeão, também não existe. Ele levou o nome do nosso país ao lugar que até hoje, nenhum outro piloto conseguiu. Ayrton emocionou e emociona o mundo por sua simplicidade, por ser esta pessoa incrível, que queria ter visto correr.
Obrigado Senna. Obrigado por ter representado nosso país.

Ayrton Senna - ☆ 21/03/1960 - 01/05/1994

Deixe um comentário